Reciclagem de Lixo Eletrônico

O Colégio Novo Éden, em parceria com a ONG ASCAPE (Associação Sociocultural e Artística Profeta Elias) e Ecotrade, agora possui um Ponto Permanente para Coleta de Pequenos Lixos Eletrônicos!

O que é Lixo Eletrônico?

“Lixo Eletrônico” é um termo utilizado para se referir a qualquer equipamento eletrônico descartado, como baterias, celulares e notebooks, seja por perder sua vida útil ou por ser substituído.

Por que não podemos descartá-los como um lixo comum?

Quando descartados de maneira incorreta, como através do lixo comum em sua casa, estes resíduos podem causar doenças e agredir nosso Meio Ambiente, pois são produzidos a partir de elementos pesados e poluentes.

Veja abaixo alguns dos riscos dos impactos deste descarte incorreto:

Equipamentos eletrônicos como computadores e celulares têm em sua composição grandes quantidades de materiais que demoram muito tempo para se decompor naturalmente, como o vidro e o plástico. Quando descartados em aterros sanitários, esses materiais aumentam seu o volume do lixo no local e reduzem seu tempo de vida útil, causando ainda mais impacto ambiental.

Placas e demais circuitos eletrônicos de equipamentos possuem quantidades significativas de metais pesados — especialmente mercúrio, chumbo e cádmio. Este é um dos principais danos ambientais causados pelo lixo eletrônico ao meio ambiente, pois tratam-se de substâncias altamente poluentes e que afetam tanto a qualidade do solo quanto da água, dos rios e dos lençóis freáticos.

Apesar de não ser uma consequência ambiental propriamente dita, este problema está diretamente relacionado ao descarte incorreto do lixo eletrônico pois a poluição causada pelo descarte incorreto pode causar danos à saúde da população que vive no entorno dos aterros sanitários ou que vivem da separação dos resíduos destinados aos mesmos.

E o que podemos fazer?

Muitos destes resíduos podem ser reciclados quando descartados da maneira correta, ajudando a preservar nosso planeta!

Por isso, pensando no futuro de todos, a partir de hoje o Colégio Novo Éden possui um Ponto Permanente para Descarte de Pequenos Resíduos Eletrônicos, como por exemplo:

  • Celulares
  • Tablets
  • Notebooks
  • Peças de computador
  • Entre outros!

Onde descartar?

Para realizar o descarte da maneira correta, basta trazer o resíduo até o Colégio e descartá-lo no local indicado pela foto a seguir.

O valor arrecado com esta reciclagem é destinado para as ações sociais da ONG ASCAPE.

Com a sua ajuda, poderemos construir um futuro melhor para todos, garantindo a proteção do Meio Ambiente e também de famílias necessitadas atendidas pela ASCAPE.

Local para descarte

Faça sua parte, recicle!
Ajude a construir um futuro melhor para todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *